Parte 3 – Contato Inicial – Série Como Iniciar um Projeto

Fonte da imagem: Designed by Freepik

Contato Inicial – Parte 3

Oi pessoal, vamos para mais um post da Série Como Iniciar Um Projeto, e neste post vamos saber quais as informações iniciais que precisamos obter junto ao cliente, ok. Então vamos lá.

Em todos esses exemplos que foi citado no post anterior, é importante nesse início de contato junto ao Cliente ou Patrocinador, já obter algumas informações do Projeto, tipo: Data de Início do Projeto, a Justificativa (Passado), os Objetivos (a serem alcançados), os Benefícios, o Prazo e o Orçamento. Essas informações precisam estar bem claras e bem definidas, é importante que o Gerente de Projetos não sai desse primeiro contato com nenhuma dúvida.

Então vamos agora detalhar um pouco mais sobre essas informações, segue abaixo:

1) Data de Início do Projeto – Esta é a data da execução do projeto.

2) Justificativa – É o passado, aonde está, fala da situação atual. A justificativa tem como objetivo de responder algumas perguntas, tais como: Porque estou fazendo esse projeto? Porque o projeto existe? Quais os problemas que o projeto vai resolver? etc.

3) Objetivos – Fala do futuro, aonde quer chegar. Qual é o alvo a ser atingido pelo projeto. O que o projeto vai fazer? Vai realizar?

4) Benefícios – Quando o projeto estiver pronto quais os produtos que ele vai produzir. O que a empresa vai conquistar (vai ganhar, vai se beneficiar) com a implantação do projeto.

5) Prazo – Fala de um prazo estimado para a conclusão do projeto. Com um cronograma inicial, sem muito detalhes, dando apenas uma visão macro do prazo estimado. Por exemplo: Em que prazo estamos pensando em fazer o projeto? Em quantos meses? Ou quantos anos?

6) Orçamento – Uma estimativa inicial do custo do projeto.

Conheça o meu Canal no YouTubeYouTube

Bom, agora vou deixar para vocês um passo a passo, um pequeno roteiro, para você formalizar seu primeiro contato inicial, segue abaixo:

Roteiro (passo a passo)

  1. Marcar reunião presencial com o Cliente ou Patrocinador;
  2. Elaboração de um documento (questionário/script) para a reunião com Cliente ou Patrocinador;
  3. Pergunte e anote as respostas e não fique preso ao questionário. Neste primeiro instante, é importante ter do Cliente ou Patrocinador a justificativa, o objetivo e os benefícios, o prazo e o orçamento do projeto;
  4. Busque sempre clareza e entendimento naquilo que esta conversando;
  5. Cuidado! Evite mal-entendidos, tire todas as dúvidas;
  6. O importante é formalizar aquilo que o Cliente ou Patrocinador deseja;

Bom pessoal, é isso ai! Obrigado por ler o post e ter assistido o vídeo, espero que o conteúdo aqui tenha sido útil, e se você gostou, por favor de um Like (Like),  compartilha, comenta, terei o prazer responder todos os comentários.

 

Muito obrigado.

Um grande abraço,
Heráclito Souza

 

Série – Como Iniciar um Projeto

Apresentação Inicial
Parte 1 – Contato Inicial – Série Como Iniciar um Projeto
Parte 2 – Contato Inicial – Série Como Iniciar um Projeto
Parte 4 – Registro da Reunião – Série Como Iniciar um Projeto

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *