Como escolher uma profissão de acordo com o meu perfil.

Fonte da imagem: Designed by Freepik

Olá pessoal, tudo bem! Neste post vamos falar sobre a escolha de uma profissão, na maioria das vezes tudo começa quando você vai ingressar em uma faculdade, ou também quando você percebe que chegou o momento de definir, bom, seja qual for o seu momento é importante você acertar nesta escolha.

Na realidade muitas pessoas têm dúvidas sobre a profissão a seguir, por causa disso muitos tomam decisões precipitadas, ou por situações imediatistas, ou por não saber o que realmente quer, ou por falta de informação e experiência necessárias para tomar uma decisão certa. Depois lá na frente percebem que foi feito uma escolha errada. Então vamos passar algumas dicas que vai te ajudar a escolher a profissão que esteja acordo com o seu perfil, então vamos lá:

profissão

  1. Encontre sua essência – desligue daquilo que você foi programado, no início da sua vida você recebe uma educação familiar, estudantil e até profissional, que vai influenciar (formar) em suas decisões, no seu caráter e em sua personalidade, claro que isso é importante para a formação do seu ser, digo melhor, é fundamental, mas como o foco aqui é escolher uma profissão de acordo com o seu perfil, a dica é, seja imparcial com você mesmo, neste momento é importante se voltar para dentro de si, você precisa se conhecer (se observar), e deixe toda a sua bagagem de conhecimento fora dessa análise, diante de toda essas informações e experiências que você recebeu ao longo da construção da sua vida, existe um ser, alguém ai dentro de você que tem respostas, que se expressar, e que quer falar, é a sua essência, é importante que você saiba ouvi-la, entender melhor e poder tomar a decisão certa.
  1. Identifique suas habilidades naturais – quando nascemos, cada um de nós trazemos características individuais, junto a essas características trazemos outras que são herdadas dos nossos pais e avós, então a soma de nossas características, mais o que herdamos, mais com o que nós aprendemos com nossas experiências pessoais forma a nossa personalidade, que é o conjunto de habilidades naturais, exemplo: sei desenhar, gosto de comunicar com outras pessoas, etc.
  1. Identificar suas realizações pessoais – identifique as atividades que você mais gosta de realizar, passar mais tempo fazendo, as vezes você gosta de internet, estar no computador, desenvolver algum conteúdo, falar sobre algum conteúdo, enfim, você aí começa a identificar algumas atividades que em conjunto leva a alguma (s) profissão (s), por exemplo: blogueira, jornalista, etc.
  1. Identificar as habilidades externas – agora é o momento é de ouvir e analisar as informações externas, comece a observar o que as pessoas falam de você, seja pontos positivos e negativos, faça um filtro daquilo que realmente você entenda que esteja coerente com você e coloque nas suas habilidades externas.
  1. Criar o perfil profissional – mapeei suas habilidades, seus gostos e crie o seu perfil. Uma dica importante como foco da criação do perfil e escolher uma profissão que traz a você motivação para realizar o seu trabalho, algo que você perceba que estará fazendo você cresce como pessoa e também profissionalmente, gerando valores e resultados.
  1. Identificar a profissão – depois de ter criado o seu perfil profissional, busque naquela profissão, as habilidades identificadas acima que mais se aproxima do seu perfil profissional, ou talvez não seja somente uma profissão, mas pode ser que o seu perfil profissional absorva (retenha) mais de uma profissão.

Conheça o meu Canal no YouTube, YouTube

Bom pessoal, é isso ai! Obrigado por ler o post, espero que o conteúdo aqui tenha sido útil para você. E se você gostou, por favor dê um Like(Like),  compartilha, comenta, vou tentar responder todos os comentários.

Muito obrigado e até a próximo post.

Um grande abraço,
Heráclito Souza

Perfil do Autor

Heráclito SouzaConsultor em Gestão de Projetos e Negócios
Graduado em Sistemas de Informação e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Mantenedor do Site https://www.heraclitosouza.com/ cuja missão e compartilhar conhecimento e informações de práticas sobre Projetos e Negócios.
2+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *